AERONAVES & DISPLAY
DE MANOBRAS
As aeronaves utilizadas pela Esquadrilha Ceu são Kits fábricados pela Vans Aircraft nos USA e montados no Brasil por empresa autorizada. São consideradas aeronaves experimentais (amadoras) que juntam 3 qualidades: velocidade, manobrabilidade e economia. Sua estrutura é monocoque de alumínio com asa baixa e as suas configurações de trem de pouso são convencional ou triciclo.
Utilizado pelo #1 da Esquadrilha, este RV-7A é uma aeronave experimental acrobática, biposto lado a lado, com trem de pouso fixo do tipo triciclo, cujos limites de fator de carga são: +6g e -3g.
Aeronave do Líder da Esquadrilha Ceu
RV-7A
Motor convencional Lycoming de 4 cilindros com 180 hp. Equipada com hélice bipá hartzell e tanque de fumaça.
Velocidade de cruzeiro de 150 kt (278 km/h). Velocidade máxima de 200 kt (370 km/h). Teto operacional de 19.500 ft (5.950 m).
Peso máximo de decolagem de 816,4 kg. Voos acrobáticos: peso máximo de 725,7 kg. Alcance máximo de 700 NM (1.300 km).
MOTOR / POTÊNCIA
VELOCIDADE / TETO
PESO / ALCANCE
RV-7A
Motor convencional superior de 4 cilindros com 180 hp. Equipada com hélice bipá hartzell e tanque de fumaça.
Velocidade de cruzeiro de 150 kt (278 km/h). Velocidade máxima de 200 kt (370 km/h). Teto operacional de 19.500 ft (5.950 m).
Peso máximo de decolagem de 816,4 kg. Voos acrobáticos: peso máximo de 725,7 kg. Alcance máximo de 700 NM (1.300 km).
MOTOR / POTÊNCIA
VELOCIDADE / TETO
PESO / ALCANCE
Utilizado pelo #2 da Esquadrilha, este RV-7A é uma aeronave experimental acrobática, biposto lado a lado, com trem de pouso fixo do tipo triciclo, cujos limites de fator de carga são: +6g e -3g.
Aeronave do Ala Direita da Esquadrilha Ceu
Utilizado pelo #3 da Esquadrilha, este RV-7 é uma aeronave experimental acrobática, biposto lado a lado, com trem de pouso fixo do tipo convencional, cujos limites de fator de carga são: +6g e -3g.
Aeronave do ala esquerda da Esquadrilha Ceu
RV-7
Motor convencional superior de 4 cilindros com 200 hp. Equipada com hélice tripá MT e tanque de fumaça.
Velocidade de cruzeiro de 150 kt (278 km/h). Velocidade máxima de 200 kt (370 km/h). Teto operacional de 19.500 ft (5.950 m).
Peso máximo de decolagem de 816,4 kg. Voos acrobáticos: peso máximo de 725,7 kg. Alcance máximo de 780 NM (1.444 km).
MOTOR / POTÊNCIA
VELOCIDADE / TETO
PESO / ALCANCE
Utilizado pelo #4 da Esquadrilha, este RV-7 é uma aeronave experimental acrobática, biposto lado a lado, com trem de pouso fixo do tipo convencional, cujos limites de fator de carga são: +6g e -3g.
Aeronave do ferrolho da Esquadrilha Ceu
RV-7
Motor convencional superior de 4 cilindros com 200 hp. Equipada com hélice tripá MT e tanque de fumaça.
Velocidade de cruzeiro de 150 kt (278 km/h). Velocidade máxima de 200 kt (370 km/h). Teto operacional de 19.500 ft (5.950 m).
Peso máximo de decolagem de 816,4 kg. Voos acrobáticos: peso máximo de 725,7 kg. Alcance máximo de 780 NM (1.444 km).
MOTOR / POTÊNCIA
VELOCIDADE / TETO
PESO / ALCANCE
Utilizado pelo #5 da Esquadrilha, este RV-8A é uma aeronave experimental acrobática, biposto em tandem, com trem de pouso fixo do tipo triciclo, cujos limites de fator de carga são: +6g e -3g.
Aeronave do Ala Direita e Isolado da Esquadrilha Ceu
Motor convencional Lycoming de 4 cilindros com 200 hp. Equipada com hélice bipá hartzell e tanque de fumaça.
Velocidade de cruzeiro de 160 kt (296 km/h). Velocidade máxima de 203 kt (376 km/h). Teto operacional de 20.000 ft (6.100 m).
Peso máximo de decolagem de 861,8 kg. Voos acrobáticos: peso máximo de 703,1 kg. Alcance máximo de 800 NM (1.480 km).
MOTOR / POTÊNCIA
VELOCIDADE / TETO
PESO / ALCANCE
RV-8A
DISPLAY DE MANOBRAS DA ESQUADRILHA CEU
Algumas das acrobacias aéreas adotadas pela Esquadrilha Ceu, foram baseadas em um display idêntico de manobras utilizadas pela Esquadrilha da Fumaça, à época em que eles voavam o T-6. Além de ser um display conhecido e já testado, foi uma forma de homenagear aqueles que inspiraram a carreira de muitos pilotos da Esquadrilha Ceu quando bem mais jovens.